Filosofia 1ª s séries A, B, C, D, E, Fe G Professora Brisa Socio - Atividade para casa a ser desenvolvida na 1ª semana de Abril

Filosofia 1ª s séries A, B, C, D, E, Fe G Professora Brisa Socio - Atividade para casa a ser desenvolvida na 1ª semana de Abril 

“Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância.” Galileu Galilei 

Olá caros alunos e alunas! Como vocês estão? Tudo bem? Espero que sim! Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, sugerimos a vocês estudantes, que revisem os conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente, bem como a internet. Façam as atividades no caderno pessoal e utilizem também, se possível, as redes sociais (de acordo com a realidade da sua comunidade escolar), para esta semana que se inicia. Em primeiro lugar, para que estejamos antenados, pesquise informações sobre o COVID19, em diversas fontes, além das que seus familiares e pessoas de seu convívio compartilham através das conversas. Para isso, através de seus dispositivos eletrônicos digitais, se houver, acessem no Google, na tv, no rádio, no Facebook, no Whatsapp, entre outros, o que é o COVID-19, como ele surgiu, como se dá a sua pandemia no mundo, como se encontra no Brasil e quais as medidas preventivas. Organize um relatório sobre o COVID-19 em seu caderno, sistematizando suas pesquisas e observações. Questões específicas para pesquisar e responder no caderno: a) Como se caracteriza a Filosofia ? b) O que é senso comum? Sugerimos a vocês estudantes que utilizem livros didáticos, vídeos do youtube e sites para pesquisa. Cremos que estes recursos podem auxiliáos neste período de isolamento. Esse é um bom momento para que você faça suas pesquisas scolares individuais à distância, sem deixar de se comunicar, quando possível através das redes sociais. Comunicado COPED | 17 de março de 2020 Pág 2 / 4 Objetivo: Refletir sobre a presença do senso comum no cotidiano e as características da abordagem filosófica. Disparador: música Habilidades: 1 Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador. 2. Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos. Atividade: Escolha uma música com a temática que se relacione com algum aspecto do seu dia-a-dia. Destaque uma ideia ou um aspecto do “senso comum” presente na letra da música (conjunto de ideias e opiniões vigentes na sociedade que são aceitas como naturais), selecionar essa ideia (que representa o senso comum) e problematizá-la, considerando os seguintes pontos: - Descrição da ideia escolhida (essa ideia descreve uma situação, explica alguma coisa, defende uma posição? - Há uma questão mais geral na qual essa ideia se incorpora? - Há ideias associadas? Quais? - A partir da descrição, considerar o que a ideia promove (está de acordo com os costumes ou reflete mudanças nos costumes? Quais outras reflexões podem ser empreendidas a partir da ideia selecionada? Elabore um registro informando outros momentos em que essa ideia aparece: cinema, séries, novelas, propaganda, etc. Redija este trabalho no caderno a ser apresentado na volta às aulas. Alternativamente envie-me no seguinte e-mail: brisasocio@gmail.com, pelo WhatsApp: (17) 98191 3440, ou pelo meu Facebook, Brisa Socio, no grupo Escola Padre Fidélis, contendo nome, número, série e data. 

https://www.youtube.com/watch?v=tgVuJ4XSNqE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilidades Essenciais de Sociologia e Filosofia – 3º bimestre

Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA - 2ºBimestre

Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA; FILOSOFIA E HISTÓRIA