Postagens

Mostrando postagens de junho, 2020

“LIBERE UM LIVRO EM PROL DA PAZ” Projeto Libere um Livro em Prol da Paz”

[23:15, 30/06/2020] Professora Brisa Socio🇧🇷🧕🏼: Olá caros amigos e simpatizantes do PSOL, tudo bem com vcs? Espero que sim! Abaixo gostaria de compartilhar um documento com vcs que é um projeto que eu tinha guardado com muito carinho.  Espero ser útil para a nossa atual vereadora! [23:17, 30/06/2020] Professora Brisa Socio🇧🇷🧕🏼: Na minha opinião ele é maravilhoso e convido a todos ler com carinho para nos agendarmos e entrarmos no "espírito", o que vcs acham? Aguardo suas opiniões! [23:18, 30/06/2020] Professora Brisa Socio🇧🇷🧕🏼: Não salvei em pdf para que todos nós possamos melhorá-lo ou acrescentá-lo. [23:19, 30/06/2020] Professora Brisa Socio🇧🇷🧕🏼: Para que seja apresentado na próxima plenária da câmara.“Projeto Libere um Livro em Prol da Paz” [13:35, 01/07/2020] Professora Brisa Socio🇧🇷🧕🏼: Olá caros colegas, tudo bem? Graças a Deus estamos protegidos, somos minorias amigas unidas. Ofereço aqui minha presença.  Obrigada por me acolher nesse partido, tenho ...
cultura no contexto da pandemia   Bolsonaro deu uma grana para os you tubers como porta dos fundos,   para fazer conteúdo livre, assim como   Cultura   Educação Eventos culturais e educacionais Atividades para integrar jovens e idosos.

Vereador

Vereador  é a designação tradicional, nos países de  língua portuguesa , de um membro de um órgão colegial representativo de um  município , com funções  executivas  ou  legislativas , conforme o país. Os vereadores agrupam-se, normalmente, numa  câmara municipal . Apesar de as origens do cargo remontarem à  Idade Média , às origens do  Reino de Portugal , no  século XX , as câmaras municipais e os seus vereadores evoluíram para uma função legislativa e  parlamentar  no Brasil e para uma função essencialmente executiva em Portugal. Nas antigas colônias portuguesas de  Cabo Verde ,  Moçambique  e  São Tomé e Príncipe , os vereadores também apresentam funções executivas, como em Portugal. Um termo equivalente a vereador é  edil .

12) Todas as culturas trazem narrativas de criação, as quais procuram explicar a dimensão do homem como um ser ao mesmo tempo da natureza e da cultura. A partir da orientação de seu (sua) professor (a), pesquise diferentes narrativas de criação. Como exemplo temos: Narrativa de criação dos Caiapós, Carajá el ou Tupi Guarani; Narrativa de criação Judaico Cristã; Narrativa de criação loruba; Narrativa de criação chinesa.

12) Todas as culturas trazem narrativas de criação, as quais procuram explicar a dimensão do homem como um ser ao mesmo tempo da natureza e da cultura. A partir da orientação de seu (sua) professor (a), pesquise diferentes narrativas de criação. Como exemplo temos: Narrativa de criação dos Caiapós, Carajá el ou Tupi Guarani; Narrativa de criação Judaico Cristã; Narrativa de criação loruba; Narrativa de criação chinesa.

Quando contemplamos produções artísticas, quando examinamos um procedimento ou uma postura, o que nos "salta aos olhos" e o que dificilmente conseguimos ver?

Neste bimestre, a proposta é conhecer alguns aspectos da experiência do pensamento filosófico em sua relação com a narrativa mitológica, com a cultura, com a religião, com a arte e com a ciência. Neste processo, deveremos nos deparar com questões relativas ao olhar que observa com atenção, que examina, que contempla. Que se volta para o outro, para as coisas que nos cercam, e que acaba por voltar-se para si mesmo. Quando contemplamos produções artísticas, quando examinamos um procedimento ou uma postura, o que nos "salta aos olhos" e o que dificilmente conseguimos ver?  Resposta: Podemos ver o produto final, sua aparência, as sensações e emoções que causam e não sua causa ou os meios, mas sim o que o emissor quer transmitir.

Caderno do aluno 2ºBim. https://drive.google.com/drive/folders/1h7O8lEwvjzUzAkNRNpWiMveb6ShO8UDM

https://drive.google.com/drive/folders/1h7O8lEwvjzUzAkNRNpWiMveb6ShO8UDM

O quanto o nosso olhar é mediado pelos meios de comunicação, pelos produtos culturais mais valorizados e visibilizados pela nossa sociedade? (Caderno do Aluno. FILOSOFIA, p.81).

Imagem
É inegável o poder dos meios de comunicação sobre o conhecimento, as opiniões e o modo de ver a realidade. A enchente de imagens e mensagens auditivas e visuais transmitidas pelos meios de comunicação afeta a população em geral. É importantíssimo, portanto, o papel que os meios de comunicação representam como mediadores da realidade no processo pedagógico da apropriação do conhecimento, uma vez que eles têm a capacidade de registrar e transmitir o acúmulo de conhecimentos já produzidos pela humanidade ao longo do tempo. A utilização pedagógica desses meios de comunicação busca refletir como podem ser utilizados esses poderosos transmissores de informação em benefício da sociedade. De acordo com Ferres (1996) “A televisão tornou-se um fenômeno cultural impressionante na história da humanidade, e é a prática para a qual os cidadãos estão menos preparados. Isso acontece porque a escola tem-se preocupado apenas com reproduzir alguns conhecimentos, perpetuando a cultura e conseqüentemente f...

Anscombe, Elizabeth conhecida pelo seu forte pendor analítico e por uma tendência absolutista anti-utilitarista sobre certas questões de ética.

Imagem
Elizabeth Anscombe Gertrude Elizabeth Margaret Anscombe (G.E.M. Anscombe) (Limerick Irlanda, 19 de Março de 1919 — Cambridge Reino Unido, 5 de Janeiro de 2001) foi uma filósofa da filosofia analítica do Reino Unido, bastante influenciada por Ludwig Wittgenstein. Deteve a cátedra de Filosofia da Universidade de Cambridge entre 1970 e 1986. O seu trabalho filosófico, muito do qual contra a corrente, abrange a ética, a filosofia da mente, a filosofia da religião. É conhecida pelo seu forte pendor analítico e por uma tendência absolutista anti-utilitarista sobre certas questões de ética. Num ensaio com o título "Filosofia Moral Moderna", 1958, argumentou que a filosofia moral moderna se encontrava num estado de profunda confusão, na medida em que por um lado, rejeita a noção de um Deus legislador, mas por outro, mantém o dever moral como se estivesse sujeito a um qualquer legislador. É autora da obra sob o título "Intention", 1957, e Traduziu a obra de Wittgenstein ...

ATIVIDADE professora Brisa Socio - FILOSOFIA 2F e 2G (noturno). Identificar diferentes concepções de indivíduo - Introdução à teoria do indivíduo:

A TIVIDADE professora Brisa Socio - FILOSOFIA 2F e 2G (noturno). Identificar diferentes concepções de indivíduo - Introdução à teoria do indivíduo: John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill: ÉTICA E O UTILITARISMO ÉTICO  “ Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar” , essa é a principal máxima utilitarista.    O  Utilitarismo  é uma teoria em ética normativa que apresenta a ação útil como a melhor ação, a ação correta. O termo foi utilizado pela primeira vez na carta de Jeremy Bentham para George Wilson em 1781 e posto em uso corrente na filosofia por John Stuart Mill na obra  Utilitarismo , de 1861. Até a criação do termo " consequencialismo ", por Anscombe em 1958, o termo "utilitarismo" era utilizado para se referir a todas as teorias que buscavam sua justificação nas consequências das ações, em contraponto àquelas que buscam sua justificação em máximas absolutas.  Após a adoção do termo consequencialismo, como uma categoria, o ...

O termo cultura de massa foi cunhado pelos filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt (considerados pensadores da teoria crítica): Theodor Adorno e Max Horkheimer. A ideia de cultura de massa perfaz uma noção de que existe um tipo de produção cultural industrial para satisfazer as necessidades de uma indústria capitalista, que vende os seus produtos culturais como se fossem algo que se compra em um supermercado.

Blank Quiz O termo cultura de massa foi cunhado pelos filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt (considerados pensadores da teoria crítica): Theodor Adorno e Max Horkheimer. A ideia de cultura de massa perfaz uma noção de que existe um tipo de produção cultural industrial para satisfazer as necessidades de uma indústria capitalista, que vende os seus produtos culturais como se fossem algo que se compra em um supermercado. Nesse sentido, a indústria cultural apropria-se da arte e faz dela um subproduto produzido em massa para render lucros a uma indústria, que pode ser cinematográfica, televisiva, musical ou das artes plásticas. https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/cultura-de-massa.htm Este termo se insere em qual período histórico   ? Antiguidade; Idade Média; Modernidade, ou Contemporaneidade