1ºEja - Educação de Jovens e adultos - Possivelmente, o jovem e o adulto já desenvolveram as competências que o mundo da vida requer – ser bom pai/mãe, bom filho, cidadão, responsabilidade social, empatia etc.

A civilização romana e as migrações bárbaras Império Bizantino e o mundo árabe Os Francos e o Império de Carlos Magno Sociedade Feudal • Características sociais, econômicas, políticas e culturais Habilidades • Analisar, a partir de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas principais características econômicas, políticas e sociais • Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico • Reconhecer fenômenos e fatos histórico-sociais a partir da análise comparada de mapas, considerando suas dimensões temporais e espaciais • Identificar as principais características do processo histórico de constituição, transformação e uso dos espaços urbanos • Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados • Identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizaram o processo histórico de ocupação territorial • Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais em suas dimensões espaciais e temporais • Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações e inter-relações em diferentes sociedades • Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais • Desenvolver a compreensão dos elementos socioculturais que constituem as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade • Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais 62 História Arte Currículo do Estado de São Paulo 3º- bimestre • Identificar, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição • Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações • Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia • Identificar as características do Império Bizantino e do mundo árabe na Idade Média • Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais • Reconhecer os principais elementos conformadores das relações sociais nos ambientes cotidianos 63 Currículo do Estado de São Paulo História Arte 1a - série do Ensino Médio 4º- bimestre Conteúdos Renascimento comercial e urbano e formação das monarquias nacionais Expansão europeia nos séculos XV e XVI • Características econômicas, políticas, culturais e religiosas Sociedades africanas da região subsaariana até o século XV A vida na América antes da conquista europeia • As sociedades maia, inca e asteca Habilidades • Interpretar processos de transformação histórica, a partir da construção e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento • Analisar as formas de circulação da cultura em diferentes momentos da história • Analisar processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos • Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos de diferentes sociedades • Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais • Compreender a gênese e a transformação das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que nelas intervêm como produtos das relações de poder • Identificar os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV-XVI • Identificar, a partir de documentos de variada espécie, as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas) • Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural • Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações • Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações ao longo da história • Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico


A criança precisa ir à escola aprender as primeiras letras porque por meio delas aprenderá a interpretar o mundo que a rodeia. Através de jogos e brincadeiras aprenderá a distribuição de papéis e funções na sociedade e a chamada divisão social do trabalho. Os jovem e o adulto, por sua vez, já tiveram esses aprendizados, seja no mundo da vida ou do trabalho, e precisam da escola para ajudá-los a organizar e a sistematizar esses saberes que já possuem.

Possivelmente, o jovem e o adulto já desenvolveram as competências que o mundo da vida requer – ser bom pai/mãe, bom filho, cidadão, responsabilidade social, empatia etc. –

 

    e as competências que o mundo do trabalho exige – aprender um ofício, viver do fruto do seu trabalho, cumprir horários e tarefas, trabalhar em equipe etc. –, portanto, lhes falta apenas as competências cujo desenvolvimento é de responsabilidade da escola, ou seja, competências lógico filosóficas (domínio da linguagem, saber ler e escrever) e as competências  lógico matemáticas (os fundamentos de História, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Química e Biologia).

 

Na sistematização dos saberes que o jovem/adulto já possui, seja com vistas à alfabetização, seja para a elevação da escolaridade ou ainda para a qualificação profissional.

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