Brisa Socio de Filosofia baseada no Caderno do Aluno 2ºBimestre, 2020. 1 séries A, B, C, D, E e F para entregar na semana do dia 15 de Junho

Brisa Socio de Filosofia baseada no Caderno do Aluno 2ºBimestre, 2020.    1 séries A, B, C, D, E e F para entregar na semana do dia 15 de Junho

Nome:___________________________________________________      ____  série:  _______  Data:_____

 

1)    (obs: deixe esta questão por último)  Depois de fazer as outras questões, Interprete a frase acima,  relacione-a com o conteúdo estudado e anote:

 

2)     Há diferentes formas de conhecer a realidade, nós podemos acessá-la por meio da ciência, do mito, da filosofia, da religião e dos produtos da cultura? Sim ou não? Justifique:

 

3)    No extenso panorama do conhecimento, produzido historicamente pela humanidade, a Filosofia visita o centro e todos os cantos e recantos tidos como habitados e conhecidos, para percebê-los ainda carentes de outros "olhares", de outras perspectivas. Assim, a Filosofia é a experiência do pensamento e, por sua história, testemunho de revoluções, contestações, certezas (ainda que provisórias), conhecedora dos valores e das narrativas justificadoras das formas de ser e viver. Resuma o que é a Filosofia no extenso panorama do conhecimento, produzido historicamente pela humanidade:

 

 

4)      Neste bimestre, a proposta é conhecer alguns aspectos da experiência do pensamento filosófico em sua relação com a narrativa mitológica, com a cultura, com a religião, com a arte e com a ciência.   Neste processo, deveremos nos deparar com questões relativas ao olhar que observa com atenção, que examina, que contempla. Que se volta para o outro, para as coisas que nos cercam, e que acaba por voltar-se para si mesmo. Quando contemplamos produções artísticas, quando examinamos um procedimento ou uma postura, o que nos "salta aos olhos" e o que dificilmente conseguimos ver?

 

5)      O que a nossa sociedade revela ao dar mais visibilidade para alguns elementos da cultura, enquanto outros são colocados na penumbra?

 

6)      O quanto o nosso olhar é mediado pelos meios de comunicação, pelos produtos culturais mais valorizados e visibilizados pela nossa sociedade? (Caderno do Aluno. FILOSOFIA, p.81).

 

7)      O ser humano se faz presente nos diferentes ambientes do planeta. Pode voar, cruzar os mares, habitar o deserto e até regiões alagadas. Trata-se do maior "predador", mesmo não sendo naturalmente o mais forte. Pode enfrentar mamíferos maiores que ele e tem condições de se defender de organismos que não podem ser vistos a olho nu. Pode comunicar ideias e experiências para as gerações que ainda não nasceram e ter contato com o pensamento daqueles que já não habitam o mundo dos vivos. Mas como isso se tornou possível? Pense, reflita e escreva, a sua compreensão sobre os motivos que levaram os seres humanos a terem essa condição privilegiada em relação aos demais seres que habitam o planeta Terra. 

 

8)      Pesquise em dicionários, ou sites da internet, o significado dos termos "Natureza" e "Cultura". Depois, responda: de que forma natureza e cultura se relacionam? 

 

9)      Abaixo um exemplo e compreensão através da metologia sobre a vida das criaturas, dos humanos e suas habilidades:  

Mito de Prometeu e Epimeteu  

Em um tempo mitológico em que somente os deuses existiam, o Destino determinou o dia em que os mortais deveriam viver. Com a determinação do Destino, os deuses procederam, a partir da associação dos elementos, à criação de diferentes criaturas, mas esses corpos precisavam de habilidades para poder viver. A Prometeu e seu irmão Epimeteu, foi dada a tarefa de dotar as criaturas mortais de capacidades e recursos para viver (caderno do Aluno, p 82). 

Prometeu era um dos titãs, uma raça gigantesca que habitou a terra antes do homem. Seu nome significa 'premeditação'. Ou seja, a capacidade de pensar antecipando a ação. Epimeteu, irmão de Prometeu, é aquele que age antes de pensar. Dessa forma, enquanto um calcula e busca prever e domar o futuro, o outro vive o momento de forma a desfrutar tudo o que ele pode oferecer de melhor. Os irmãos dividiram a tarefa de forma que Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu de examiná la, depois de pronta. Assim, Epimeteu recebeu os dons que deveriam ser distribuídos e tratou de atribuir a cada animal dons variados, como audácia, força, rapidez, esperteza, asas, garras, pelagem colorida e abundante, entre outros. A distribuição deveria contemplar todos os mortais, aplicando sempre critérios de compensação, de forma a garantir um certo equilíbrio, evitando que alguma espécie viesse a desaparecer por falta de recursos. No processo de distribuição, Epimeteu esqueceu uma espécie e, preocupado, procurou o irmão, Prometeu, para que esse resolvesse o problema. Prometeu verificou que somente os humanos se encontravam nus e sem armas e, assim, não poderiam emergir da terra primordial para a luz. Prometeu, com a ajuda de Athena, subiu ao céu e acendeu sua tocha no carro do sol, trazendo o fogo para os humanos. Prometeu entregou o fogo aos homens, assim como a técnica para fazê-lo. O fogo forneceu calor, que permitiu resistência às intempéries do clima e a fabricação de armas, que, por sua vez, capacitam os humanos a subjugar os animais. Com o auxílio do fogo, construíram ferramentas, cultivaram a terra, criaram moedas, que, consequentemente, possibilitou negociar produtos e fazer comércio.  Fonte: Old Religion. Texto adaptado. Mito de Prometeu e Epitemeu. 2016. Disponíviel em: <https://www.oldreligion.com.br/Ledas-e-Mitos/Mito-de-Prometeu-e-Epimeteu>.  Acesso em: 13 mai 2019.  

9.1)Com base o mito acima responda: Sobre o que esse mito traz uma explicação? Como o homem se sobressaiu aos demais animais?

9.2) Por que o fogo, como elemento da natureza, tem suas próprias leis e ocorre de forma pouco previsível?  

9.3) Em estado natural, sem o domínio do ser humano, o fogo não pode promover, por exemplo, a fabricação de armas?  Sim ou não? Justifique sua resposta:

9.4) O conhecimento para acender e apagar, ou aumentar e diminuir as chamas, possibilitou o domínio da produção de artefatos, e também ampliou a possibilidade de gerar outros conhecimentos? Sim ou não? Justifique:

 

10)  Agora, pense, imagine e responda, tendo como referência o mito de Prometeu e Epimeteu: ao trazer o conhecimento do fogo para os homens, Prometeu teria alterado a natureza humana? Justifique a sua resposta. 

 

11) O mito é um tipo de história ou de estilo literário de difícil definição. O mito se caracteriza como uma explicação fundamental, responsável pela disseminação de conhecimentos e valores. Por ser de natureza diversa da Filosofia e da Ciência, o mito não carece de validação e, dessa forma, não pode ser questionado. Ele não tem um único autor, pois é construído e reconstruído socialmente, podendo apresentar mais de uma versão. 

11.1)O que é o mito?

11.2)Como ele se caracteríza?

11.3) A quem se remete a autoria dos mitos?

 

12)  Todas as culturas trazem narrativas de criação, as quais procuram explicar a dimensão do homem como um ser ao mesmo tempo da natureza e da cultura. A partir da orientação de seu (sua) professor (a), pesquise diferentes narrativas de criação. Como exemplo temos: Narrativa de criação dos Caiapós, Carajá el ou Tupi Guarani; Narrativa de criação Judaico-Cristã; Narrativa de criação loruba; Narrativa de criação chinesa.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilidades Essenciais de Sociologia e Filosofia – 3º bimestre

Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA - 2ºBimestre

Currículo paulista