Pular para o conteúdo principal

Fisosofia Ética e cidadania A ética faz parte da vida, e, para viver em comunidade, é preciso considerá-la no exercício da cidadania. Na vida escolar há uma série de oportunidades para pôr em prática o dever cidadão. Veja a seguir essas ações. Diagnóstico X Comunidade

Ética e cidadania

A ética faz parte da vida, e, para viver em comunidade, é preciso considerá-la no exercício da cidadania.

Na vida escolar há uma série de oportunidades para pôr em prática o dever cidadão. Veja a seguir essas ações.

Registrar na escola se o estudante tem parente ou vizinho com necessidades educacionais especiais é parte do processo de construção da comunidade escolar. Com base nos dados enviados, o gestor escolar pode manter um conjunto de informações sobre seu público e facilitar a prática de políticas públicas educacionais. Em caso de riscos ou acidentes, por exemplo, os representantes da defesa civil terão mapeadas as pessoas com essas demandas e quais são as especificidades de cada cidadão.

É na vida escolar que as comunidades interna e externa à escola têm de desenvolver competências e habilidades de cunho moral, de modo a construir, avaliar e aprimorar valores coletivos e individuais.

Comunidade X Envolvimento

As pessoas da comunidade escolar podem ajudar na definição de agendas para identificar os pontos fortes e os pontos que precisam ser fortalecidos no entorno da escola. A criação de espaços para diálogos possibilita conhecer as lideranças locais e a formação de novos líderes – que podem ser tanto externos como internos às unidades escolares.

Conhecer e preservar os saberes locais minimizam os preconceitos e os mitos linguísticos, assim como diminuem a elitização da oralidade. As histórias da comunidade são elementos fortes na cultura escolar, e os fóruns escolares são espaços de participação e ativismo de defesa da cultura e da sociedade local, posto que evidenciar os valores, os direitos humanos e a sustentabilidade corrobora para que as diversidades étnicas, de gênero, ideológicas, comportamentais e atitudinais possam ser respeitadas e valorizadas.

O mosaico cultural existente na comunidade interna e externa à escola é a riqueza que a escola precisa evidenciar e ressaltar em suas ações e planejamento, pois o capital humano é essencial para a continuidade da valorização da cultura, da promoção da cidadania e da construção do aprendizado, que precisam estar em conformidade com os valores éticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilidades Essenciais de Sociologia e Filosofia – 3º bimestre

Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA - 2ºBimestre

Currículo paulista