Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA; FILOSOFIA E HISTÓRIA
Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA
ANO |
HABILIDADE |
OBJETO DO CONHECIMENTO |
1° EM |
Produzir uma reflexão
sobre o processo de socialização |
Socialização e
sociabilidade |
1° EM |
Compreender as dinâmicas de interação
e relações sociais |
Relações e interações sociais |
1° EM |
Reconhecer
que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação
entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais
ele interage e participa da vida em sociedade. |
Processo de
construção da identidade |
1° EM |
Distinguir a inserção nos diversos
grupos sociais de origem e convivência cotidiana |
Inserção em grupos sociais: Família,
escola, vizinhança, trabalho. |
2° EM |
Compreender a noção
de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa |
Cultura, consumo, consumismo
e comunicação de massa. |
2° EM |
Refletir criticamente a respeito da
produção em massa |
Cultura, consumo, consumismo e
comunicação de massa. |
2° EM |
Compreender de que
maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura |
Construção da
identidade pelos jovens. |
2° EM |
Estabelecer uma reflexão crítica sobre
a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade
juvenil |
Construção da identidade pelos jovens. |
3° EM |
Reconhecer diferentes
formas de atuação política da população nas revoltas e movimentos populares
dos séculos XIX e XX |
Formas de
participação popular na história do Brasil. |
3° EM |
Compreender a importância da
participação política da população nos movimentos operário, sindical e dos
sem-terra. |
Movimentos sociais contemporâneos:
Movimento operário e sindical, populares urbanos e dos Trabalhadores
Sem-Terra. |
3° EM |
Estabelecer uma
reflexão sobre o significado e a importância do movimento feminista na luta
pelos direitos das mulheres |
Movimentos sociais
contemporâneos: Movimento feminista. |
3° EM |
Reconhecer e identificar algumas das
principais reivindicações dos movimentos sociais contemporâneos |
“Novos” movimentos sociais: negro,
ambientalista, LGBTT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). |
Ano |
Habilidade |
Objeto do
Conhecimento |
1° EM |
Criticar a concepção de conhecimento científico como
verdade absoluta |
A filosofia e outras formas de
conhecimento: mito, cultura, religião, arte e ciência. |
1° EM |
Refletir
sobre a importância do conceito de alteridade para análise de diferentes
culturas |
A
filosofia e outras formas de conhecimento: mito, cultura, religião, arte e
ciência. |
1° EM |
Relacionar práticas de cidadania e respeito às diferenças |
A filosofia e outras formas de conhecimento: mito,
cultura, religião, arte e ciência. |
1° EM |
Discutir
a condição estética existencial dos seres humanos |
A
filosofia e outras formas de conhecimento: mito, cultura, religião, arte e
ciência. |
2° EM |
Identificar diferentes concepções de indivíduo |
Introdução à teoria do indivíduo: John Locke, Jeremy
Bentham e Stuart Mill |
2° EM |
Identificar
as subjetividades como resultado de construção social |
Tornar-se
indivíduo: Paul Ricoeur e Michel Foucault |
2° EM |
Identificar processos sociais merecedores de crítica |
Condutas massificadas |
2° EM |
Refletir
sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e
pelas demais pessoas e seres da natureza |
Condutas
massificadas |
3° EM |
Identificar marcas dos discursos filosóficos, mitológico
e religioso. |
Característica do discurso filosófico: comparação com o
discurso religioso |
3° EM |
Questionar
o papel social do Estado e das leis. |
O
homem como ser político |
3° EM |
Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo
ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o
problema da desigualdade. |
A desigualdade entre os homens como desafio da política |
3° EM |
Distinguir
a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção)
acerca da desigualdade social. |
A
desigualdade entre os homens como desafio da política |
1° EM |
|
Analisar os processos de
formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas,
relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais; |
Civilização grega: A
constituição da cidadania clássica e o regime democrático ateniense; Os
excluídos do regime democrático. |
1° EM |
|
Identificar os principais traços da organização política das sociedades,
reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização. |
Civilização grega: A constituição da cidadania
clássica e o regime democrático ateniense; Os excluídos do regime
democrático. |
1° EM |
|
Identificar os significados históricos das relações de poder entre as
nações e as civilizações ao longo da história |
Democracia e escravidão no mundo antigo e no mundo
contemporâneo. |
1° EM |
|
Confrontar formas de interações culturais, sociais e econômicas em
diferentes contextos históricos. |
O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente
com o Ocidente. |
2° EM |
|
Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa,
espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças. |
Sistemas coloniais europeus: A América Colonial |
2° EM |
|
Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar
os modos de vida das sociedades ao longo da história. |
Revolução Inglesa |
2° EM |
|
Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do
presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o
comportamento ético do indivíduo na sociedade. |
Iluminismo e Independência dos Estados Unidos da
América |
2° EM |
|
Estabelecer relações entre as instituições políticas e a organização
econômica das sociedades. |
Iluminismo e Independência dos Estados Unidos da
América |
3° EM |
|
Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre
a economia e as práticas sociais e culturais. |
Revolução Russa |
3° EM |
|
Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e
serviços no tempo e no espaço. |
A crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais |
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