Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA; FILOSOFIA E HISTÓRIA

Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA

ANO

HABILIDADE

OBJETO DO CONHECIMENTO

1° EM

Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização

Socialização e sociabilidade

1° EM

Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais

Relações e interações sociais

1° EM

Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade.

Processo de construção da identidade

1° EM

Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana

Inserção em grupos sociais: Família, escola, vizinhança, trabalho.

2° EM

Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa

Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa.

2° EM

Refletir criticamente a respeito da produção em massa

Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa.

2° EM

Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura

Construção da identidade pelos jovens.

2° EM

Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil

Construção da identidade pelos jovens.

3° EM

Reconhecer diferentes formas de atuação política da população nas revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e XX

Formas de participação popular na história do Brasil.

3° EM

Compreender a importância da participação política da população nos movimentos operário, sindical e dos sem-terra.

Movimentos sociais contemporâneos: Movimento operário e sindical, populares urbanos e dos Trabalhadores Sem-Terra.

3° EM

Estabelecer uma reflexão sobre o significado e a importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres

Movimentos sociais contemporâneos: Movimento feminista.

3° EM

Reconhecer e identificar algumas das principais reivindicações dos movimentos sociais contemporâneos

“Novos” movimentos sociais: negro, ambientalista, LGBTT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros).

 Habilidades essenciais de FILOSOFIA

Ano

Habilidade

Objeto do Conhecimento

1° EM

Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta

A filosofia e outras formas de conhecimento: mito, cultura, religião, arte e ciência.

1° EM

Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para análise de diferentes culturas

A filosofia e outras formas de conhecimento: mito, cultura, religião, arte e ciência.

1° EM

Relacionar práticas de cidadania e respeito às diferenças

A filosofia e outras formas de conhecimento: mito, cultura, religião, arte e ciência.

1° EM

Discutir a condição estética existencial dos seres humanos

A filosofia e outras formas de conhecimento: mito, cultura, religião, arte e ciência.

2° EM

Identificar diferentes concepções de indivíduo

Introdução à teoria do indivíduo: John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill

2° EM

Identificar as subjetividades como resultado de construção social

Tornar-se indivíduo: Paul Ricoeur e Michel Foucault

2° EM

Identificar processos sociais merecedores de crítica

Condutas massificadas

2° EM

Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza

Condutas massificadas

3° EM

Identificar marcas dos discursos filosóficos, mitológico e religioso.

Característica do discurso filosófico: comparação com o discurso religioso

3° EM

Questionar o papel social do Estado e das leis.

O homem como ser político

3° EM

Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade.

 

A desigualdade entre os homens como desafio da política

3° EM

Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social.

A desigualdade entre os homens como desafio da política


HISTÓRIA

1° EM

 

Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais;

 

Civilização grega: A constituição da cidadania clássica e o regime democrático ateniense; Os excluídos do regime democrático.

1° EM

 

Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização.

 

Civilização grega: A constituição da cidadania clássica e o regime democrático ateniense; Os excluídos do regime democrático.

1° EM

 

Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da história

Democracia e escravidão no mundo antigo e no mundo contemporâneo.

1° EM

 

Confrontar formas de interações culturais, sociais e econômicas em diferentes contextos históricos.

O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente com o Ocidente.

2° EM

 

Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.

 

Sistemas coloniais europeus: A América Colonial

2° EM

 

Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.

 

Revolução Inglesa

2° EM

 

Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade.

 

Iluminismo e Independência dos Estados Unidos da América

2° EM

 

Estabelecer relações entre as instituições políticas e a organização econômica das sociedades.

Iluminismo e Independência dos Estados Unidos da América

3° EM

 

Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais.

Revolução Russa

3° EM

 

Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

A crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilidades Essenciais de Sociologia e Filosofia – 3º bimestre

Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA - 2ºBimestre