A ferramenta Sistema de Gestão de Conselho de Escola (SED) está disponibilizada na plataforma Secretaria Escolar Digital. Este sistema permite gerir informações sobre os Conselhos de Escolas Públicas estaduais e contribuir com a rede para que a gestão escolar seja cada vez mais participativa e democrática.
A partir de sua operacionalidade, o sistema garantirá às escolas benefícios, como a gestão automatizada das informações do Conselho de Escola, a informatização do processo de agendamento de reuniões ordinárias, extraordinárias e produções de atas, uma maior transparência das ações dos Conselhos de Escolas para as Diretorias de Ensino e Órgão Central, aumento da agilidade e facilidade no acesso à informação e ainda a emissão de relatórios gerenciais.
Na ferramenta, há uma tela de parâmetros que possibilita cadastrar a quantidade mínima e máxima de participantes, com seus respectivos nomes, CPFs, e-mails e representações. Os parâmetros disponibilizam também a quantidade mínima de reuniões ordinárias e a data de vigência de cada reunião. As pautas de reuniões ordinárias e extraordinárias são cadastradas. O relator sempre cadastra o tipo de reunião, a data, horário de início e término da reunião, local, pauta e o assunto. As reuniões poderão ser futuramente pesquisadas por data e assunto.
Cotidiano do Conselho de Escola
As atividades cotidianas do Conselho de Escola se organizam em torno
da definição do calendário, da agenda e da realização de reuniões
A eleição do Conselho de Escola é feita anualmente, durante o
primeiro mês letivo, pelo voto direto de seus pares. O Conselho de
Escola deve se reunir, ordinariamente, duas vezes por semestre e,
extraordinariamente, quando se fizer necessário. O calendário escolar
deverá prever a data da eleição do Conselho e das reuniões ordinárias.
No início do ano, realiza-se uma assembleia geral com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar para o esclarecimento do papel do Conselho de Escola e a eleição de seus membros.Em uma educação emancipadora, que busca a transformação da realidade, o conhecimento passa a ser fruto de uma construção coletiva, o professor não é mais do que um mero “ensinante” e o processo de ensino-aprendizagem adquire movimento de troca e de crescimento mútuo.
Todas as ações do Conselho de Escola devem ter como foco a melhoria da qualidade da educação pública. Atualmente, é possível entender que a discussão sobre a qualidade na educação aborda a garantia do direito de aprender, a valorização profissional, a ampliação dos tempos de aprendizagem, a gestão democrática e a infraestrutura necessária às necessidades educativas, ou seja, a qualidade deve ser fruto de uma construção coletiva e consciente.
Estratégias de Gestão Escolar
Neste módulo, vamos aprofundar as estratégias de trabalho diário dos membros participantes do Conselho de Escola.
Para falar de gestão escolar, devemos retomar brevemente o papel da escola, esclarecendo sua função social e a garantia de aprendizado do estudante. Na gestão democrática escolar, destacam-se:
Conheça o planejamento anual do Conselho de Escola.
Compreenda as estratégias de gestão escolar, como o Sistema de Gestão de Conselho de Escola.
Sempre que necessárias, sugestões de leitura serão indicadas para que você amplie o seu conhecimento.
Habilidades Essenciais de Filosofia – 3º bimestre Ano Habilidade Objeto do Conhecimento 1º E.M. Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado Introdução a Filosofia política Teorias do Estado: socialismo, anarquismo e liberalismo. Teorias do Estado: socialismo, anarquismo e liberalismo. Teorias do Estado: socialismo, anarquismo e liberalismo. 1º E.M. Identificar e discutir problemas do Estado Brasileiro 1º E.M. Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo 1º E.M. Analisar o mundo do trabalho e da política a partir de teorias filosóficas 2º E.M. Identificar e criticar práticas de humilhação social Filosofia, política e ética:humilhação, velhice e racismo 2º E.M. Construir...
Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA ANO HABILIDADE OBJETO DO CONHECIMENTO 1° EM Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização Socialização e sociabilidade 1° EM Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais Relações e interações sociais 1° EM Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade. Processo de construção da identidade 1° EM Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana Inserção em grupos sociais: Família, escola, vizinhança, trabalho. 2° EM Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa. ...
Comentários
Postar um comentário