OCIOLOGIA Atividade profa. Brisa Socio de SOCIOLOGIA baseada no Caderno do Aluno 2ºBimestre, 2020. 2 série A, B, D(diurno), F e G (noturno)

 SOCIOLOGIA Atividade profa. Brisa Socio de SOCIOLOGIA  baseada no Caderno do Aluno 2ºBimestre, 2020.    2 série A, B, D(diurno), F e G (noturno)

Nome:___________________________________________________      ____  série:  _______  Data:_____

Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA: Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa; Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa; Refletir criticamente a respeito da produção em massa; Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura, para os seguintes objetivos: Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa e Construção da identidade pelos jovens. Relacione a frase abaixo com o conteúdo estudado:Description: De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava... https://www.youtube.com/watch?v=-0YwkdS2igE

1)(obs: deixar esta questão por último)  Depois de fazer as outras questões, Interprete a frase acima,  relacione-a com o conteúdo estudado e anote:

2) 2.AComente a frase abaixo, através de argumentos científicos: "Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe a sociedade, por mais perfeita que seja não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro." (Albert Camus)  2.B Perquise o conceito “argumentos científicos” em roxo e anote; 2.C Faça uma pesquisa sobre Albert Camus e anote coisas que te chamou atenção:

3) 0 1° bimestre se foi tão rápido que nem percebemos e pode ter ficado a sensação de que faltou tempo para aprofundar tudo o que vimos. Contudo, não é porque o bimestre acabou que precisamos deixar os debates iniciados lá em suspenso. Neste 2o bimestre, desdobraremos as questões abordadas no início do ano letivo por um outro viés. A cultura e as questões que dela se destacam estão interconectadas com o que estu damos anteriormente. A discussão se adensará ao trazermos para pauta a construção identitária dos jovens e todas as influências que eles sofrem nesse processo pelos meios de comunicação e da indústria cultural, por exemplo. Intrigante, não é? QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NA VIDA SOCIAL?

4)A cultura está intimamente relacionada à diversidade social. Trata-se da uma construção contínua de um processo que nunca se encerra. Neste sentido, a nossa diferenciação em relação aos de mais animais, como já estudamos anteriormente, está na capacidade de produzir cultura. A transformação do meio, de forma que ele possa ser chamado de sociedade, é decorrente de arranjos sociais e estes, uma vez estipulados pelo grupo,   atendem os anseios da maioria. Para que o ambiente social seja e esteja minimamente organizado, e assim haja manutenção da vida, tanto dos indivíduos quanto do próprio grupo, a cultura cumpre o papel de transmitir, ao longo do tempo, por gerações e por meio de hábitos e costumes, sua representação sob o discurso da tradição. Considere o ponto de vista acima e discuta com seus colegas a partir da dinâmica estabelecida pelo professor, de modo que busque respostas sobre a importância da cultura na vida social.  Anote em seu caderno as frases mais impactantes produzidas no grupo.  Alguns hábitos e costumes que manifestamos são decorrentes da tradição. As instituições sociais, como família, escola, trabalho e religião, por exemplo, são ao mesmo tempo formadoras e facilitadoras culturais e fazem, de certo modo, com que a relação entre nós e os hábitos e costumes aparentem naturalidade. A manutenção da cultura pela tradição, geralmente inconsciente, não nos obriga a seguirmos uma determinada regra social, mas é a interação com ela que favorece a tomada de decisão pro ou contra. RESUMA O PARAGRAFO ACIMA: 

5) Os grupos humanos são mutáveis e atendem às neces sidades específicas dos seus participantes. Sendo assim, as mudanças ou adequações dos hábitos e costumes desdobram-se à medida que a humanidade caminha. Tomemos como exemplo a linguagem: desde o surgimento da linguagem falada, até os dias atuais, em que as multilinguagens foram refinadas e dominam nosso cotidiano, podemos perceber a esfera dinâmica dos componentes culturais. A partir da leitura compartilhada do material de apoio indicado pelo professor e suas explicações sobre o assunto, retome as frases que você anotou, produto da discussão do grupo, e construa em seu caderno um texto argumentativo que evidencie seu ponto de vista. Sintetize-o para uma breve apresentação oral.

6)Consumismo: Você sabe o que é isso:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilidades Essenciais de Sociologia e Filosofia – 3º bimestre

Habilidades essenciais de SOCIOLOGIA - 2ºBimestre

Currículo paulista