
SOCIOLOGIA Atividade profa. Brisa Socio de
SOCIOLOGIA baseada no Caderno do Aluno 2ºBimestre, 2020. 2 série A, B,
D(diurno), F e G (noturno)
Nome:___________________________________________________ nº
____ série: _______
Data:_____
Habilidades
essenciais de SOCIOLOGIA: Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da
de cultura de massa; Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa; Refletir
criticamente a respeito da produção em massa; Compreender de que maneiras os
jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura, para
os seguintes objetivos: Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa e Construção
da identidade pelos jovens. Relacione a frase abaixo com o conteúdo estudado:
https://www.youtube.com/watch?v=-0YwkdS2igE
1)(obs: deixar esta questão por último) Depois de fazer as outras questões, Interprete
a frase acima, relacione-a com o
conteúdo estudado e anote:
D
2) 2.AComente a frase abaixo, através de argumentos científicos: "Sem
a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe a sociedade, por mais
perfeita que seja não passa de uma selva. É por isso que toda a criação
autêntica é um dom para o futuro." (Albert Camus) 2.B Perquise o
conceito “argumentos científicos” em roxo e
anote; 2.C Faça uma
pesquisa sobre Albert Camus e anote coisas que te chamou atenção:
3) 0 1° bimestre se foi tão rápido
que nem percebemos e pode ter ficado a sensação de que faltou tempo para aprofundar
tudo o que vimos. Contudo, não é porque o bimestre acabou que precisamos deixar
os debates iniciados lá em suspenso. Neste 2o bimestre, desdobraremos as questões
abordadas no início do ano letivo por um outro viés. A cultura e as questões que
dela se destacam estão interconectadas com o que estu damos anteriormente. A discussão
se adensará ao trazermos para pauta a construção identitária dos jovens e todas
as influências que eles sofrem nesse processo pelos meios de comunicação e da indústria
cultural, por exemplo. Intrigante, não é? QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NA
VIDA SOCIAL?
4)A cultura está
intimamente relacionada à diversidade social. Trata-se da uma construção
contínua de um processo que nunca se encerra. Neste sentido, a nossa diferenciação
em relação aos de mais animais, como já estudamos anteriormente, está na capacidade
de produzir cultura. A transformação do meio, de forma que ele possa ser chamado
de sociedade, é decorrente de arranjos sociais e estes, uma vez estipulados pelo
grupo, atendem os anseios da maioria.
Para que o ambiente social seja e esteja minimamente organizado, e assim haja manutenção
da vida, tanto dos indivíduos quanto do próprio grupo, a cultura cumpre o papel
de transmitir, ao longo do tempo, por gerações e por meio de hábitos e costumes,
sua representação sob o discurso da tradição. Considere o ponto de vista acima
e discuta com seus colegas a partir da dinâmica estabelecida pelo professor, de
modo que busque respostas sobre a importância da cultura na vida social. Anote em seu caderno as frases mais impactantes
produzidas no grupo. Alguns hábitos e costumes que manifestamos são decorrentes
da tradição. As instituições sociais, como família, escola, trabalho e religião,
por exemplo, são ao mesmo tempo formadoras e facilitadoras culturais e fazem, de
certo modo, com que a relação entre nós e os hábitos e costumes aparentem naturalidade.
A manutenção da cultura pela tradição, geralmente inconsciente, não nos obriga a
seguirmos uma determinada regra social, mas é a interação com ela que favorece
a tomada de decisão pro ou contra. RESUMA O PARAGRAFO ACIMA:
5) Os grupos humanos são mutáveis e atendem às neces
sidades específicas dos seus participantes. Sendo assim, as mudanças ou adequações
dos hábitos e costumes desdobram-se à medida que a humanidade caminha. Tomemos como
exemplo a linguagem: desde o surgimento da linguagem falada, até os dias atuais,
em que as multilinguagens foram refinadas e dominam nosso cotidiano, podemos perceber
a esfera dinâmica dos componentes culturais. A partir da leitura compartilhada do
material de apoio indicado pelo professor e suas explicações sobre o assunto, retome
as frases que você anotou, produto da discussão do grupo, e construa em seu caderno
um texto argumentativo que evidencie seu ponto de vista. Sintetize-o para uma breve
apresentação oral.
6)Consumismo: Você sabe o que é isso:
Comentários
Postar um comentário