1ªsérie do Ensino Médio - 2º Bimestre. As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas“ — Michel Foucault, livro Vigiar e Punir Fonte: https://citacoes.in/autores/michel-foucault/

Médio. Atividade profa. Brisa Socio   (semana do dia 13 de Julho)

 

https://www.youtube.com/watch?v=zy_iVnyZGDU

 

Atividade de Leitura, escrita e pesquisa valendo nota (as respostas estão implícitas e explicitas nesta Atividade). Essa atividade vale nota. Enviar as respostas para brisasocio@gmail.com ou no WhatsApp no pv: 17 981913440 na 4ª semana de Julho de 2020.

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As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas“ —

Michel Foucault, livro Vigiar e Punir  Fonte: https://citacoes.in/autores/michel-foucault/

 

 

Habilidades: Relacionar práticas de cidadania e respeito às diferenças; discutir a condição estética existencial dos seres humanos; Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para análise de diferentes culturas.  CONTEÚDO:   A filosofia e outras formas de conhecimento: mito, cultura, religião, arte e ciência.

Description: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/76/ICS_Lima.svg/220px-ICS_Lima.svg.pngDescription: Michel Foucault photo

Bandeira marítima que indica quando um navio atracado está sob quarentena  Michel Foucault

 

Quarentena é a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção.   Alguns autores substituem o termo "reclusão" por vigilância e observação dos comunicantes motivados por questões éticas, e menos afeitas ao poder de "polícia médica" ou biopoder. https://pt.wikipedia.org/wiki/Quarentena

1)    Estamos em “quarentena”.  De acordo com a sua compreensão o que é quarentena e qual é o motivo de estarmos em quarentena?

2)    Pesquise a respeito dos utensílios pré-históricos, e analise a função mágica em relação com o trabalho e o poder do homem sobre a natureza. Abaixo eu já inseri duas pesquisas para exemplificar.

... (resumo)  Os muiraquitãs são artefatos líticos com formas batraquianas confeccionados principalmente em pedra verde, tipo jade, utilizados pelos povos Tapajó/Santarém e Conduri do Baixo Amazonas, dizimados pelos colonizadores europeus. Eram utilizados como amuletos e como símbolo de poder e ainda como objeto de troca. Supunha-se que o jade viera da Ásia. Estudos mineralógicos e químicos em dez peças do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), do Museu de Arqueologia e Etnografia (MAE) da Universidade de São Paulo e profa. Amarilis Tupiassu mostram que os muiraquitãs do MPEG e da profa. Amarilis são confeccionados em tremolita e os do MAE em actinolita, talco e pirofdita. Tremolita e actinolita são os minerais mais comuns de jade nefrítico, que não é assim tão raro. As microanálises químicas confirmam as determinações mineralógicas e ainda mostram que o jade do MAE contém sulfato e ferro ferroso. Tanto o jade do MPEG como do MAE diverge daquele de Baytinga (Amargosa-BA). Rochas ricas cm tremolita e actinolita são muito comuns no Proterozóico da Amazônia, encontrados tanto ao norte como ao sul da bacia, próximo na região do Baixo Amazonas, sendo desnecessário invocar uma fonte asiática para o jade dos muiraquitãs. Portanto se tornam vulneráveis às interpretações etnográficas e antropológicas com base em área asiática como fonte para a matéria-prima destes artefatos. Palavras-chave: Muyrakytã, muiraquitã. https://www.scielo.br/pdf/aa/v32n3/1809-4392-aa-32-3-0431.pdf

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Muiraquitã

 

Description: https://www.ancient-code.com/wp-content/uploads/2019/09/3729668731_8437eefa28_b.jpgO interior de uma casa viking (Via Jon Olav Eikenes / Flickr)

Antes de tudo, deve-se notar que a família Viking “média” estava muito longe do que pensamos quando pensamos em como as pessoas vivem agora, Eriksen escreve em um artigo que ela escreveu para A conversa:

“A família viking, embora variada, não se conformava à família nuclear idealizada da modernidade ocidental. As maiores famílias poderiam ser compostas por um casal, concubinas, subordinados, lavradores e guerreiros, animais, trabalhadores itinerantes, convidados e uma variedade de filhos meus, seus e nossos. Embora eles vivessem sob o mesmo teto, as tarefas cotidianas e a própria arquitetura criaram limites entre os grupos e diferenciavam as pessoas. ”

Description: https://www.ancient-code.com/wp-content/uploads/2019/09/A-reconstructed-Viking.jpg

A casa longa de um chefe Viking reconstruída (Via Wikimedia Commons)

E não eram apenas os vivos que habitavam uma casa viking.

Achados arqueológicos sugerem que os mortos também tiveram um lugar e papel importantes na casa dos Vikings. Às vezes, ossos humanos eram embutidos na casa. Isso incluía bebês mortos que foram enterrados em lareiras e postes:

 

“Deve ter sido significativo para as pessoas colocarem partes do corpo de seus mortos sob o limiar ou nos postes da casa longa, ou entre os mortos na casa quando abandonaram o assentamento.

“Há uma clara ambiguidade em morar com os mortos. Por um lado, às vezes as pessoas mantinham os mortos por perto, incorporando-os no espaço vital. Bebês e antepassados ​​podem ter ajudado a proteger a casa, ancorá-la nas histórias locais ou capacitar seus moradores.

"Se eles se tornassem malévolos, poderiam ameaçar a família - e, portanto, o limiar de seu mundo precisava ser controlado."

Algumas casas vikings até continham o que melhor pode ser chamado de portais entre os vivos e os mortos. O local mais frequente para esse portal era o limiar da casa.

Description: https://www.ancient-code.com/wp-content/uploads/2019/09/Excavation-of-Viking-village.jpg

Escavação da vila viking em York via Flickr

“Duas fontes escritas contam a narrativa de uma mulher sendo levantada sobre uma porta para ver um reino diferente. Uma é a testemunha ocular de um enterro de navio no rio Volga, onde uma escrava é erguida acima de um portal independente (como um batente de porta). Isso permite que ela fale com o chefe morto.

“O outro é um texto obscuro sobre um ritual que deu errado, onde a dama da casa pede para ser levantada“ por cima de dobradiças e vigas de portas, para ver se ela pode salvar o sacrifício ”- talvez para ver em outro reino ou no mundo. futuro. A porta poderia, assim, ser um portal para outros poderes e seres. Talvez por esse motivo, às vezes foram erguidos portais independentes nos cemitérios da Viking. ”

Os arqueólogos também encontraram muitos objetos que devem ter tido algum significado especial para os residentes dos Vikings: panelas, facas e anéis de ferro.

Os objetos eram geralmente enterrados em ou perto de portas, sugerindo que eles poderiam ter sido usados ​​como talismãs ou artefatos imbuídos de poderes mágicos que se acreditava proteger a casa de poderes externos.

Eriksen conclui seu artigo com um lembrete de que, embora de fato tenhamos muito conhecimento sobre os vikings, ainda resta muito a aprender:

“Quando os vikings se envolveram com o mundo em geral por meio de incursões, comércio e assentamentos, sua compreensão do mundo estava ancorada em sua experiência cotidiana no lar desde a infância. Está na hora de ampliar os tópicos que associamos à Era Viking e discutir o desconhecimento e a estranheza, bem como o papel da desigualdade, neste período crucial da história da Europa. ” https://omundohoje.com/portais-para-os-artefatos-mortos-e-magicos-dentro-de-uma-casa-viking/

 

 

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21100854#readmore

 

https://www.youtube.com/watch?v=zy_iVnyZGDU

3)        COMENTÁRIO

3)  Com base na pesquisa realizada responda:   qual a relação entre magia, trabalho e arte no contexto da sociedade atual? Podemos apontar a relação entre magia, trabalho e arte no contexto da sociedade atual como uma herança desde os tempos mais remotos, onde a magia e a religiosidade era praticada como forma de explicar as origens do mundo e cultuar divindades antigas? Sim ou não? Justifique sua resposta:

 

4)     Embora saibamos muito sobre os vikings graças a livros, documentários e outras fontes de informação, o que realmente sabemos sobre como esses povos antigos viveram quando não estavam conquistando outras terras é insuficiente. Infelizmente, na verdade não sabemos muito sobre a vida doméstica dos vikings. Na matéria exemplificada nesta atividade sobre os vikings escreva o que você compreendeu.

5)      De acordo com a minha videoaula escreva sobre a condição estética existencial dos seres humanos como é possível pensar a beleza?

6)      Procure através de uma análise mental, raciocínio e observações, através da sua memória e de acordo com a aula dessa atividade, elementos do conhecimento que permitem entender como funciona o nosso julgamento de gosto e nosso sentimento acerca da beleza numa perspectiva geral, universal, válida e comum a todos.

7)      Faça a atividade da p.288 sobre “o mercado do gosto” e faça as “questões em debate”.  De acordo com o livro deste link, do qual se baseia a videoaula desta atividade:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/filosofia.pdf

 


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