1ªsérie do Ensino Médio - 2º Bimestre. As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas“ — Michel Foucault, livro Vigiar e Punir Fonte: https://citacoes.in/autores/michel-foucault/
Médio. Atividade profa. Brisa
Socio
(semana do dia 13 de Julho)
https://www.youtube.com/watch?v=zy_iVnyZGDU
Atividade de Leitura, escrita e pesquisa
valendo nota (as respostas estão implícitas e explicitas nesta Atividade). Essa
atividade vale nota. Enviar as respostas para brisasocio@gmail.com ou no WhatsApp no pv: 17 981913440 na 4ª
semana de Julho de 2020.
As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as
disciplinas“ — Michel Foucault, livro Vigiar e Punir Fonte: https://citacoes.in/autores/michel-foucault/ |
Habilidades:
Relacionar práticas de cidadania e respeito às diferenças; discutir a condição estética existencial dos seres humanos;
Refletir sobre a importância do conceito de alteridade
para análise de diferentes culturas.
CONTEÚDO: A filosofia e outras formas de conhecimento:
mito, cultura, religião, arte e ciência.
Bandeira marítima que indica quando um navio
atracado está sob quarentena Michel Foucault
Quarentena é a reclusão
de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir
da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que
esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção. Alguns autores
substituem o termo "reclusão" por vigilância e observação dos
comunicantes motivados por questões éticas, e menos afeitas ao poder de
"polícia médica" ou biopoder. https://pt.wikipedia.org/wiki/Quarentena
1) Estamos em “quarentena”. De acordo com a sua compreensão o que é
quarentena e qual é o motivo de estarmos em quarentena?
2) Pesquise a respeito dos utensílios pré-históricos,
e analise a função mágica em relação com o trabalho e o poder do homem sobre a
natureza.
Abaixo eu já inseri duas pesquisas para exemplificar.
... (resumo) Os muiraquitãs
são artefatos líticos com formas batraquianas confeccionados principalmente em
pedra verde, tipo jade, utilizados pelos povos Tapajó/Santarém e Conduri do
Baixo Amazonas, dizimados pelos colonizadores europeus. Eram utilizados como amuletos e como símbolo de poder e
ainda como objeto de troca. Supunha-se que o jade viera da Ásia. Estudos
mineralógicos e químicos em dez peças do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG),
do Museu de Arqueologia e Etnografia (MAE) da Universidade de São Paulo e profa. Amarilis Tupiassu mostram que os muiraquitãs do MPEG e
da profa. Amarilis são confeccionados em tremolita e os do MAE em actinolita,
talco e pirofdita. Tremolita e actinolita são os minerais mais comuns de jade
nefrítico, que não é assim tão raro. As
microanálises químicas confirmam as determinações mineralógicas e ainda mostram
que o jade do MAE contém sulfato e ferro ferroso. Tanto o jade do MPEG
como do MAE diverge daquele de Baytinga (Amargosa-BA). Rochas ricas cm tremolita
e actinolita são muito comuns no Proterozóico da Amazônia, encontrados tanto ao
norte como ao sul da bacia, próximo na região do Baixo Amazonas, sendo
desnecessário invocar uma fonte asiática para o jade dos muiraquitãs. Portanto
se tornam vulneráveis às interpretações etnográficas e antropológicas com base
em área asiática como fonte para a matéria-prima destes artefatos. Palavras-chave:
Muyrakytã, muiraquitã. https://www.scielo.br/pdf/aa/v32n3/1809-4392-aa-32-3-0431.pdf
Muiraquitã
O interior de uma casa viking (Via Jon
Olav Eikenes / Flickr)
Antes de tudo, deve-se notar que
a família Viking “média” estava muito longe do que pensamos quando pensamos em
como as pessoas vivem agora, Eriksen escreve em um artigo que ela escreveu para A conversa:
“A família viking, embora variada, não se conformava à
família nuclear idealizada da modernidade ocidental. As maiores famílias
poderiam ser compostas por um casal, concubinas, subordinados, lavradores e
guerreiros, animais, trabalhadores itinerantes, convidados e uma variedade de
filhos meus, seus e nossos. Embora eles vivessem sob o mesmo teto, as tarefas
cotidianas e a própria arquitetura criaram limites entre os grupos e
diferenciavam as pessoas. ”
E não eram apenas os vivos que
habitavam uma casa viking.
Achados
arqueológicos sugerem que os mortos também tiveram um lugar e papel importantes
na casa dos Vikings. Às vezes, ossos humanos eram embutidos na casa. Isso
incluía bebês mortos que foram enterrados em lareiras e postes:
“Deve ter sido significativo para as
pessoas colocarem partes do corpo de seus mortos sob o limiar ou nos postes da
casa longa, ou entre os mortos na casa quando abandonaram o assentamento.
“Há uma clara ambiguidade em morar com
os mortos. Por um lado, às vezes as pessoas mantinham os mortos por perto,
incorporando-os no espaço vital. Bebês e antepassados podem ter ajudado a
proteger a casa, ancorá-la nas histórias locais ou capacitar seus moradores.
"Se eles se tornassem malévolos,
poderiam ameaçar a família - e, portanto, o limiar de seu mundo precisava ser
controlado."
Algumas
casas vikings até continham o que melhor pode ser chamado de portais entre os
vivos e os mortos. O local mais frequente para esse portal era o limiar da
casa.
“Duas fontes escritas contam a narrativa
de uma mulher sendo levantada sobre uma porta para ver um reino diferente. Uma
é a testemunha ocular de um enterro de navio no rio Volga, onde uma escrava é
erguida acima de um portal independente (como um batente de porta). Isso
permite que ela fale com o chefe morto.
“O outro é um texto obscuro sobre um
ritual que deu errado, onde a dama da casa pede para ser levantada“ por cima de
dobradiças e vigas de portas, para ver se ela pode salvar o sacrifício ”-
talvez para ver em outro reino ou no mundo. futuro. A porta poderia, assim, ser
um portal para outros poderes e seres. Talvez por esse motivo, às vezes foram
erguidos portais independentes nos cemitérios da Viking. ”
Os arqueólogos também encontraram muitos
objetos que devem ter tido algum significado especial para os residentes dos
Vikings: panelas, facas e anéis de ferro.
Os objetos eram geralmente enterrados em ou
perto de portas, sugerindo que eles poderiam ter sido usados como talismãs ou
artefatos imbuídos de poderes mágicos que se acreditava proteger a casa de
poderes externos.
Eriksen conclui seu artigo com um lembrete de que, embora de fato tenhamos
muito conhecimento sobre os vikings, ainda resta muito a aprender:
“Quando os vikings se envolveram com o
mundo em geral por meio de incursões, comércio e assentamentos, sua compreensão
do mundo estava ancorada em sua experiência cotidiana no lar desde a infância. Está na hora de ampliar os tópicos que associamos à Era
Viking e discutir o desconhecimento e a estranheza, bem como o papel da
desigualdade, neste período crucial da história da Europa. ” https://omundohoje.com/portais-para-os-artefatos-mortos-e-magicos-dentro-de-uma-casa-viking/
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mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21100854#readmore
https://www.youtube.com/watch?v=zy_iVnyZGDU
3) Com
base na pesquisa realizada responda: qual a relação entre magia, trabalho e arte no contexto da
sociedade atual? Podemos apontar a relação
entre magia, trabalho e arte no contexto da sociedade atual como uma herança desde
os tempos mais remotos, onde a magia e a religiosidade era praticada como forma
de explicar as origens do mundo e cultuar divindades antigas? Sim ou não?
Justifique sua resposta:
4) Embora
saibamos muito sobre os vikings graças a livros, documentários e outras fontes
de informação, o que realmente sabemos sobre como esses povos antigos viveram
quando não estavam conquistando outras terras é insuficiente. Infelizmente, na
verdade não sabemos muito sobre a vida doméstica dos vikings. Na matéria
exemplificada nesta atividade sobre os vikings escreva o que você compreendeu.
5) De acordo com a minha videoaula escreva sobre a condição estética
existencial dos seres humanos como é possível pensar a beleza?
6)
Procure através
de uma análise mental, raciocínio e observações, através da sua memória e de
acordo com a aula dessa atividade, elementos do conhecimento que permitem entender
como funciona o nosso julgamento de gosto e nosso sentimento acerca da beleza numa
perspectiva geral, universal, válida e comum a todos.
7) Faça
a atividade da p.288 sobre “o mercado do gosto”
e faça as “questões em debate”. De acordo com o livro deste link, do qual se
baseia a videoaula desta atividade:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/filosofia.pdf
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