FeCEESP Pré-Iniciação Científica Áreas de CN, CH e MAT Tecnologia e Conhecimento Empreendedorismo Extensão Social Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica - COPED 7ª FeCEESP

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED Home Page: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias 1 7ª  Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED Home Page: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias 2 7ª FeCEESP Prezado(a)s, Apresentamos às Diretorias de Ensino, equipes gestoras, professore(a)s, estudantes e comunidade escolar, o documento orientador da 7ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), no qual encontrarão princípios e normatizações. Ressaltamos que o(a)s professore(a)s e estudantes do ensino fundamental – anos finais e ensino médio são protagonistas da FeCEESP, e que todo(a)s envolvido(a)s na escola têm responsabilidades definidas neste processo e expressas no decorrer deste documento. A FeCEESP é uma ação pedagógica, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC-SP) com os objetivos de estimular e promover a formação de estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática, inserindoos no contexto da Pré-Iniciação Científica. Essa proposta possui em seu cerne as diretrizes do Currículo Paulista1 , do Currículo do Estado de São Paulo 2 e da Base Nacional Comum Curricular 3 juntamente com as concepções, os projetos e as ações voltadas ao Ensino por Investigação, realizadas pelas Equipes Curriculares das Áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática do Centro de Anos Finais do Ensino Fundamental (CEFAF) e do Centro de Ensino Médio (CEM) da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e pelo(a)s Professore(a)s Coordenadore(a)s dos Núcleos Pedagógicos (PCNP) das 91 Diretorias de Ensino (DE). Temos a expectativa de que essa edição seja mais um marco para a trajetória acadêmica e para a vida do(a)s estudantes da rede. Ótimo trabalho a todo(a)s! Equipe Gestora Área de Ciências da Natureza Área de Ciências Humanas Área de Matemática 1 Currículo Paulista: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf 2 Currículo do Estado de São Paulo: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/235.pdf https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/236.pdf https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/238.pdf 3 BNCC: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED Home Page: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias 3 7ª FeCEESP Sumário INTRODUÇÃO .......................................................................................................................................... 4 OBJETIVOS ............................................................................................................................................... 6 PÚBLICO ALVO......................................................................................................................................... 6 REGULAMENTO....................................................................................................................................... 9 COORDENAÇÃO DA FeCEESP................................................................................................................. 17 ANEXO I ................................................................................................................................................. 18 ANEXO II ................................................................................................................................................ 21 ANEXO III ............................................................................................................................................... 22 ANEXO IV............................................................................................................................................... 23 Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED Home Page: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias 4 7ª FeCEESP “Na área de Ciências da Natureza, valorizar a experiência de aprendizagem de cada estudante implica conceber o ensino por meio da investigação. Trata-se de desenvolver as aprendizagens, recorrendo aos procedimentos de investigação em todos os anos da Educação Básica, sendo este outro princípio orientador da área. A investigação pressupõe a observação, a análise de evidências e proposição de hipóteses na definição de um problema, a experimentação, a construção de modelos, entre outros processos e métodos. Nesse exercício investigativo podem ser desenvolvidos o pensamento crítico, a criatividade, a responsabilidade e a autonomia, bem como aprofundar as relações interpessoais. O estudante experimenta, pesquisa, levanta hipóteses científicas, testa essas hipóteses, aprende a problematizar, argumentar e olhar criticamente para todos os fenômenos (naturais ou sociais), para si mesmo e para o outro.” Currículo Paulista, CN, p. 366, 2019. INTRODUÇÃO A FeCEESP é uma ação voltada para a formação, a divulgação e a promoção da cultura científica, que se constitui por meio de projetos de investigação de Pré-Iniciação e dos Desafios Matemáticos, na Educação Básica. Os projetos são carregados de intencionalidade educacional e científica, além de serem planejados e estruturados para estabelecer as relações pedagógicas que mediam à formação científica de estudantes da rede pública estadual de São Paulo. A fundamentação proposta pela FeCEESP estimula o(a) estudante a desenvolver habilidades e construir conhecimentos referenciados no pensamento científico, além de promover reflexões políticoexistenciais. Isso contribui com a construção de atitudes e valores, de tal forma que a práxis esteja voltada para o contexto histórico-social no qual a escola e comunidade do entorno estejam inseridas. A FeCEESP fundamenta-se em três etapas do processo de aprendizagem, previstas no Currículo do Estado de São Paulo e no Currículo Paulista de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática, sendo elas: • Atividades com participação ativa de estudantes, preferencialmente demandando consulta e cooperação com seus(suas)colegas, assim como o posicionamento crítico diante da situação problema investigada; • Temáticas que dialoguem com o contexto da escola e com a realidade do(a) estudante antecedendo aquelas que transcendem o seu universo vivencial; • Observações que não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais, mas que envolvam também percepções do mundo real, em que a participação e o registro feito por estudantes sejam relevantes. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED Home Page: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias 5 7ª FeCEESP Em linhas gerais, a FeCEESP é composta por projetos de Pré-Iniciação Científica e Desafios Matemáticos, desenvolvidos por grupos de estudantes da rede pública estadual de São Paulo. Cada projeto é orientado por um(a) professor(a) ou mais de um(a), como coorientador(a). Espera-se que os projetos possuam articulação com a realidade vivenciada pelo(a)s estudantes e construídos com base na resolução de problemas e análise crítica, tendo como princípio, interferir positivamente nesse contexto, trazendo benefícios à escola e à sociedade. Dessa forma, os projetos favorecem o desenvolvimento de habilidades, a construção de atitudes e valores, contribuindo para o exercício da participação social. Após essa etapa, o professor(a) orientador(a) encaminha o pré-projeto para a sua respectiva Diretoria de Ensino (DE). Em cada DE, uma equipe composta por PCNP das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática tem a responsabilidade de analisar o projeto enviado pela escola e contribuir com sugestões de aprimoramento. Em seguida, de acordo com o número de vagas da respectiva DE os projetos serão enviados para a Equipe Gestora FeCEESP da SEDUC-SP responsável pela seleção final. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED Home Page: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias 6 7ª FeCEESP “Na Educação Básica, o ensino das Ciências Humanas indica caminhos para o desenvolvimento de explorações sociocognitivas, afetivas e lúdicas, procedimentos de investigação, pensamento ético, criativo e crítico, resolução de problemas e interfaces com diferentes linguagens (oral, escrita, cartográfica, estética, técnica, entre outras), de modo a propiciar aos estudantes possibilidades para interpretar o mundo, compreender processos e fenômenos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais e propor ações de intervenção a partir da sua realidade. Currículo Paulista, CH, p. 399, 2019. OBJETIVOS ● Promover a formação em nível de Pré-Iniciação Científica, visando o desenvolvimento acadêmico de estudantes da rede pública estadual de ensino de São Paulo. ● Estimular estudantes a pensarem criticamente e a buscarem soluções alternativas para os desafios propostos na contemporaneidade, desenvolvendo, assim, as competências e habilidades do Currículo Paulista e do Currículo do Estado de São Paulo. ● Ampliar os conhecimentos científicos do(a)s jovens por meio da pesquisa e busca de soluções para os problemas identificados, sempre pautadas na Ciência e em princípios Éticos, podendo ser fundamentadas também na Tecnologia, Direitos Humanos, Sustentabilidade, Saúde e/ou Empreendedorismo. ● Instigar estudantes a se posicionarem de forma consciente diante de uma problemática e valorizar a pluralidade do patrimônio histórico, cultural e ambiental. ● Divulgar no âmbito da comunidade científica nacional e internacional, as produções das escolas estaduais paulistas, com vistas à criação de novas oportunidades de intercâmbio de estudantes e professores. PÚBLICO ALVO Nesta edição serão aceitos trabalhos em três categorias e duas subcategorias que contarão com a presença de professores (as) e estudantes dos anos finais e do ensino médio da rede pública estadual. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED Home Page: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias 7 7ª FeCEESP CATEGORIAS: • CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) • CIÊNCIAS HUMANAS (CH) • DESAFIOS MATEMÁTICOS (DM) SUBCATEGORIAS: • JÚNIOR: estudantes do 6º, 7º e 8º ano do EF. • MASTER: estudantes do 9º ano do EF, 1 e 2ª série do EM. Para todas as categorias (Ciências da Natureza/Ciências Humanas/Desafios Matemáticos), poderão ser inscritas, na fase II - estadual, 1 (uma) equipe JÚNIOR e 1 (uma) equipe MASTER. Dentro dessas categorias haverá vagas exclusivas para equipes que possuam alunos da educação especial e altas habilidades/superdotação, conforme tabela 1, seguir: Vagas por Diretoria de Ensino – Fase II (seletiva estadual) CATEGORIA SUBCATEGORIA (segmento) VAGAS CN JÚNIOR (Regular/Integral/EJA) 1 CN MASTER (Regular/Integral) 1 CN JÚNIOR ou MASTER (Regular/Integral/EJA) para projetos de estudantes da educação especial e altas habilidades/superdotação 1 CH JÚNIOR (Regular/Integral/EJA) 1 CH MASTER (Regular/Integral) 1 CH JÚNIOR ou MASTER (Regular/Integral/EJA) para projetos de estudantes da educação especial e altas habilidades/superdotação 1 DM JÚNIOR (Regular/Integral/EJA) 1 DM MASTER (Regular/Integral) 1 DM JÚNIOR ou MASTER (Regular/Integral/EJA) para projetos de estudantes da educação especial e altas habilidades/superdotação 1 Máximo por DE 2CN + 2CH + 2DM + 3 Ed. Especial 9 Tabela 1: Vagas por DE Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED Home Page: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias 8 7ª FeCEESP Em caso de equipes mistas, em que hajam estudantes pertencentes a dois segmentos (JÚNIOR e MASTER), o projeto deverá ser inscrito no de maior escolaridade, ou seja, na subcategoria MASTER. Todos os projetos submetidos deverão ter professor(a) orientador(a) conforme o regulamento, detalhado adiante. O(a)s estudantes participantes deverão ter, no máximo, 18 anos completos em 2021, ou seja, não podem completar 19 anos ao longo do ano de 2021, a fim de seguir os padrões de feiras de ciências nacionais e internacionais. Os projetos desenvolvidos por estudantes da Educação especial e altas habilidades/superdotação não necessitam possuir a temática voltada à esse público e as equipes podem ser compostas por pelo menos 1 estudante nessa condição. Os documentos abertos da 7ª FeCEESP ficarão disponíveis por meio do link: https://drive.google.com/drive/folders/1WtXBEXqSHDTtToyymUTB1qP2VqsOPvE1?usp=sharing

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