FeCEESP Pré-Iniciação Científica Áreas de CN, CH e MAT Tecnologia e Conhecimento Empreendedorismo Extensão Social Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria Pedagógica - COPED 7ª FeCEESP
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7ª Feira de Ciências das Escolas
Estaduais de São Paulo
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7ª FeCEESP
Prezado(a)s,
Apresentamos às Diretorias de Ensino, equipes gestoras, professore(a)s, estudantes e
comunidade escolar, o documento orientador da 7ª edição da Feira de Ciências das Escolas
Estaduais de São Paulo (FeCEESP), no qual encontrarão princípios e normatizações.
Ressaltamos que o(a)s professore(a)s e estudantes do ensino fundamental – anos finais e
ensino médio são protagonistas da FeCEESP, e que todo(a)s envolvido(a)s na escola têm
responsabilidades definidas neste processo e expressas no decorrer deste documento.
A FeCEESP é uma ação pedagógica, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de
São Paulo (SEDUC-SP) com os objetivos de estimular e promover a formação de estudantes da rede
estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática, inserindoos no contexto da Pré-Iniciação Científica.
Essa proposta possui em seu cerne as diretrizes do Currículo Paulista1
, do Currículo do Estado
de São Paulo
2 e da Base Nacional Comum Curricular
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juntamente com as concepções, os projetos e as
ações voltadas ao Ensino por Investigação, realizadas pelas Equipes Curriculares das Áreas de
Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática do Centro de Anos Finais do Ensino
Fundamental (CEFAF) e do Centro de Ensino Médio (CEM) da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e
pelo(a)s Professore(a)s Coordenadore(a)s dos Núcleos Pedagógicos (PCNP) das 91 Diretorias de
Ensino (DE).
Temos a expectativa de que essa edição seja mais um marco para a trajetória acadêmica e
para a vida do(a)s estudantes da rede.
Ótimo trabalho a todo(a)s!
Equipe Gestora
Área de Ciências da Natureza
Área de Ciências Humanas
Área de Matemática
1 Currículo Paulista: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf
2 Currículo do Estado de São Paulo:
https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/235.pdf
https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/236.pdf
https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/238.pdf
3 BNCC:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
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Sumário
INTRODUÇÃO .......................................................................................................................................... 4
OBJETIVOS ............................................................................................................................................... 6
PÚBLICO ALVO......................................................................................................................................... 6
REGULAMENTO....................................................................................................................................... 9
COORDENAÇÃO DA FeCEESP................................................................................................................. 17
ANEXO I ................................................................................................................................................. 18
ANEXO II ................................................................................................................................................ 21
ANEXO III ............................................................................................................................................... 22
ANEXO IV............................................................................................................................................... 23
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“Na área de Ciências da Natureza, valorizar a experiência de aprendizagem de cada
estudante implica conceber o ensino por meio da investigação. Trata-se de
desenvolver as aprendizagens, recorrendo aos procedimentos de investigação em
todos os anos da Educação Básica, sendo este outro princípio orientador da área.
A investigação pressupõe a observação, a análise de evidências e proposição de
hipóteses na definição de um problema, a experimentação, a construção de
modelos, entre outros processos e métodos.
Nesse exercício investigativo podem ser desenvolvidos o pensamento crítico, a
criatividade, a responsabilidade e a autonomia, bem como aprofundar as relações
interpessoais. O estudante experimenta, pesquisa, levanta hipóteses científicas,
testa essas hipóteses, aprende a problematizar, argumentar e olhar criticamente
para todos os fenômenos (naturais ou sociais), para si mesmo e para o outro.”
Currículo Paulista, CN, p. 366, 2019.
INTRODUÇÃO
A FeCEESP é uma ação voltada para a formação, a divulgação e a promoção da cultura
científica, que se constitui por meio de projetos de investigação de Pré-Iniciação e dos Desafios
Matemáticos, na Educação Básica. Os projetos são carregados de intencionalidade educacional e
científica, além de serem planejados e estruturados para estabelecer as relações pedagógicas que
mediam à formação científica de estudantes da rede pública estadual de São Paulo. A
fundamentação proposta pela FeCEESP estimula o(a) estudante a desenvolver habilidades e construir
conhecimentos referenciados no pensamento científico, além de promover reflexões políticoexistenciais. Isso contribui com a construção de atitudes e valores, de tal forma que a práxis esteja
voltada para o contexto histórico-social no qual a escola e comunidade do entorno estejam inseridas.
A FeCEESP fundamenta-se em três etapas do processo de aprendizagem, previstas no
Currículo do Estado de São Paulo e no Currículo Paulista de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e
Matemática, sendo elas:
• Atividades com participação ativa de estudantes, preferencialmente demandando consulta e
cooperação com seus(suas)colegas, assim como o posicionamento crítico diante da situação
problema investigada;
• Temáticas que dialoguem com o contexto da escola e com a realidade do(a) estudante
antecedendo aquelas que transcendem o seu universo vivencial;
• Observações que não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais, mas que
envolvam também percepções do mundo real, em que a participação e o registro feito por
estudantes sejam relevantes.
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Em linhas gerais, a FeCEESP é composta por projetos de Pré-Iniciação Científica e Desafios
Matemáticos, desenvolvidos por grupos de estudantes da rede pública estadual de São Paulo. Cada
projeto é orientado por um(a) professor(a) ou mais de um(a), como coorientador(a).
Espera-se que os projetos possuam articulação com a realidade vivenciada pelo(a)s
estudantes e construídos com base na resolução de problemas e análise crítica, tendo como
princípio, interferir positivamente nesse contexto, trazendo benefícios à escola e à sociedade.
Dessa forma, os projetos favorecem o desenvolvimento de habilidades, a construção de
atitudes e valores, contribuindo para o exercício da participação social. Após essa etapa, o
professor(a) orientador(a) encaminha o pré-projeto para a sua respectiva Diretoria de Ensino (DE).
Em cada DE, uma equipe composta por PCNP das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e
Matemática tem a responsabilidade de analisar o projeto enviado pela escola e contribuir com
sugestões de aprimoramento. Em seguida, de acordo com o número de vagas da respectiva DE os
projetos serão enviados para a Equipe Gestora FeCEESP da SEDUC-SP responsável pela seleção final.
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“Na Educação Básica, o ensino das Ciências Humanas indica caminhos para o
desenvolvimento de explorações sociocognitivas, afetivas e lúdicas, procedimentos
de investigação, pensamento ético, criativo e crítico, resolução de problemas e
interfaces com diferentes linguagens (oral, escrita, cartográfica, estética, técnica,
entre outras), de modo a propiciar aos estudantes possibilidades para interpretar o
mundo, compreender processos e fenômenos sociais, políticos, econômicos,
culturais e ambientais e propor ações de intervenção a partir da sua realidade.
Currículo Paulista, CH, p. 399, 2019.
OBJETIVOS
● Promover a formação em nível de Pré-Iniciação Científica, visando o desenvolvimento
acadêmico de estudantes da rede pública estadual de ensino de São Paulo.
● Estimular estudantes a pensarem criticamente e a buscarem soluções alternativas para os
desafios propostos na contemporaneidade, desenvolvendo, assim, as competências e
habilidades do Currículo Paulista e do Currículo do Estado de São Paulo.
● Ampliar os conhecimentos científicos do(a)s jovens por meio da pesquisa e busca de soluções
para os problemas identificados, sempre pautadas na Ciência e em princípios Éticos,
podendo ser fundamentadas também na Tecnologia, Direitos Humanos, Sustentabilidade,
Saúde e/ou Empreendedorismo.
● Instigar estudantes a se posicionarem de forma consciente diante de uma problemática e
valorizar a pluralidade do patrimônio histórico, cultural e ambiental.
● Divulgar no âmbito da comunidade científica nacional e internacional, as produções das
escolas estaduais paulistas, com vistas à criação de novas oportunidades de intercâmbio de
estudantes e professores.
PÚBLICO ALVO
Nesta edição serão aceitos trabalhos em três categorias e duas subcategorias que contarão
com a presença de professores (as) e estudantes dos anos finais e do ensino médio da rede pública
estadual.
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CATEGORIAS:
• CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN)
• CIÊNCIAS HUMANAS (CH)
• DESAFIOS MATEMÁTICOS (DM)
SUBCATEGORIAS:
• JÚNIOR: estudantes do 6º, 7º e 8º ano do EF.
• MASTER: estudantes do 9º ano do EF, 1 e 2ª série do EM.
Para todas as categorias (Ciências da Natureza/Ciências Humanas/Desafios Matemáticos),
poderão ser inscritas, na fase II - estadual, 1 (uma) equipe JÚNIOR e 1 (uma) equipe MASTER. Dentro
dessas categorias haverá vagas exclusivas para equipes que possuam alunos da educação especial e
altas habilidades/superdotação, conforme tabela 1, seguir:
Vagas por Diretoria de Ensino – Fase II (seletiva estadual)
CATEGORIA SUBCATEGORIA (segmento) VAGAS
CN JÚNIOR (Regular/Integral/EJA) 1
CN MASTER (Regular/Integral) 1
CN
JÚNIOR ou MASTER (Regular/Integral/EJA)
para projetos de estudantes da educação
especial e altas habilidades/superdotação
1
CH JÚNIOR (Regular/Integral/EJA) 1
CH MASTER (Regular/Integral) 1
CH
JÚNIOR ou MASTER (Regular/Integral/EJA)
para projetos de estudantes da educação
especial e altas habilidades/superdotação
1
DM JÚNIOR (Regular/Integral/EJA) 1
DM MASTER (Regular/Integral) 1
DM
JÚNIOR ou MASTER (Regular/Integral/EJA)
para projetos de estudantes da educação
especial e altas habilidades/superdotação
1
Máximo por DE 2CN + 2CH + 2DM + 3 Ed. Especial 9
Tabela 1: Vagas por DE
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Em caso de equipes mistas, em que hajam estudantes pertencentes a dois segmentos
(JÚNIOR e MASTER), o projeto deverá ser inscrito no de maior escolaridade, ou seja, na subcategoria
MASTER.
Todos os projetos submetidos deverão ter professor(a) orientador(a) conforme o
regulamento, detalhado adiante.
O(a)s estudantes participantes deverão ter, no máximo, 18 anos completos em 2021, ou seja,
não podem completar 19 anos ao longo do ano de 2021, a fim de seguir os padrões de feiras de
ciências nacionais e internacionais.
Os projetos desenvolvidos por estudantes da Educação especial e altas
habilidades/superdotação não necessitam possuir a temática voltada à esse público e as equipes
podem ser compostas por pelo menos 1 estudante nessa condição.
Os documentos abertos da 7ª FeCEESP ficarão disponíveis por meio do link:
https://drive.google.com/drive/folders/1WtXBEXqSHDTtToyymUTB1qP2VqsOPvE1?usp=sharing
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