s outras formas de educação, que não são contempladas no § 1o

Questão 2 Considerando a definição de Educação presente na LDB, analise o Artigo 1o abaixo e comente sobre as outras formas de educação, que não são contempladas no § 1o, em um texto de pelo menos cinco linhas: 

Art. 1o A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1o Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. § 2o A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. 

RESOLUÇÃO O Artigo 1o regulamenta apenas a educação escolar formal e oficial, e omite as práticas educativas que são feitas em outros espaços sociais, gerando a dicotomia educação formal x educação não formal colocando em uma situação de marginalidade as práticas desenvolvidas “na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. 

Rubricas | critérios de correção Na resposta deve estar clara as noções de privilégio da educação formal e escolar em detrimento da educação não formal que ocorre em ambientes que não seja a escola. 

Questão 3 Na videoaula da Semana 1 você aprendeu que todo ser humano é potencialmente criador de cultura,

e que esta constitui um conjunto de códigos, símbolos e valores que a pessoa usa para se identificar diante do outro, para afirmar sua identidade, para fazer alianças e para influenciar o outro. A partir disso, escreva um texto de pelo menos oito linhas explicando a relação entre cultura e educação. 

RESOLUÇÃO Todo ser humano produz cultura para se comunicar e a comunicação intencional da cultura para modificar o comportamento do outro é o próprio ato de educar. 

De acordo com slide da videoaula da Semana 1: Cultura – Todo ser humano é produtor de cultura, que é um conjunto de códigos, símbolos e valores. É preciso saber como o sujeito produz seu conhecimento. 

Comunicação – Para ser compartilhado, este conjunto precisa ser comunicado a outrem. É preciso saber os meios pelos quais o sujeito faz essa comunicação. 

Educação – A intencionalidade em modificar o pensamento, o comportamento e a ação do outro é a educação. Na intencionalidade está implícita uma didática e uma metodologia. 

Rubricas | critérios de correção Devem ser consideradas as respostas que utilizem os termos cultura, comunicação e educação, e as explicações semelhantes às do slide. 


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